virar palco de discussões e fonte de informações para muitos setores.
No mundo corporativo, vários executivos têm seus próprios blogs, assim como jornalistas
renomados também mantêm um canal próprio de informação e discussão. E esta
febre começa a contagiar professores e educadores, que já vêem nos blogs uma
alternativa para comunicação na educação e um excelente meio para oferecer
uma formação descentralizada.
De acordo com educadores, não há limite para a utilização dos blogs na
escola. Primeiro, pela facilidade de publicação, que não exige nenhum tipo de
conhecimento tecnológico dos usuários, e segundo, pelo grande atrativo que
estas páginas exercem sobre os jovens. "É preciso apenas que os
professores se apropriem dessa linguagem e explorem com seus alunos as várias
possibilidades deste novo ambiente de aprendizagem. O professor não pode
ficar fora desse contexto, deste mundo virtual que seus alunos dominam. Mas
cabe a ele direcionar suas aulas, aproveitando o que a internet pode oferecer
de melhor", afirma a educadora Gládis Leal dos Santos.
Desde o debate de temas atuais até a divulgação de projetos escolares: em
todas as disciplinas é possível utilizar o blog como ferramenta pedagógica.
Segundo Gládis, vários professores já utilizam esta ferramenta com excelentes
resultados. Há diferentes tipos de blogs educacionais: produção de textos,
narrativas, poemas, análise de obras literárias, opinião sobre atualidades,
relatórios de visitas e excursões de estudos, publicação de fotos, desenhos e
vídeos produzidos por alunos.
Para Suzana Gutierrez, pesquisadora do Núcleo de Estudos, Experiências e
Pesquisas em Trabalho, Movimentos Sociais e Educação (TRAMSE), da UFRS, o
interessante é que os blogs permitem que os participantes produzam textos e
exerçam o pensamento crítico, retomando e reinterpretando conceitos e
práticas. "Os weblogs abrem espaço para a consolidação de novos papéis
para alunos e professores no processo de ensino-aprendizagem, com uma atuação
menos diretiva destes e mais participante de todos." Ela lembra que os
blogs registram a concepção do projeto e os detalhes de todas as suas fases,
o que incentiva e facilita os trabalhos interdisciplinares e
transdisciplinares. "Pode-se assim, dar alternativas interativas e
suporte a projetos que envolvam a escola e até famílias e comunidade."
A educadora Sônia Bertocchi concorda que os blogs têm potencial para
reinventar o trabalho pedagógico e envolver muito mais os alunos. "Há
aqui um grande poder de comunicação e os alunos passam a ser escritores,
leitores e pensadores." Para ela, que já trabalhou com blogs na formação
de professores, os diários eletrônicos são um excelente recurso para
desenvolver trabalhos em equipe, discutir e elaborar projetos. Além disso,
servem como espaço para anotações de aula e discussão de textos. "Os
blogs ajudam a construir redes sociais e redes de saberes, mas é a
criatividade, de professores e alunos, que vai determinar a otimização da
ferramenta."
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